domingo, 19 de abril de 2009

Mensagens de Reflexão


Vou contar um fato corriqueiro

que inesperadamente me trouxe uma grande lição de vida. Era um fim de tarde de
sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um
garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo: - Dona, tem pão velho?
Essa
coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança. Olhei para aquele
menino tão nostálgico e perguntei: - Onde você mora? - Depois do zoológico. -
Bem longe, hein? - É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer. - Você está
na escola? - Não. Minha mãe não pode comprar material. - Seu pai mora com vocês?
- Ele sumiu.
E o papo prosseguiu, até que disse: - Vou buscar o pão. Serve
pão novo? - Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é suficiente.
Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido
toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9
anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida,
sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga.
Caros
amigos, quantas lições podemos tirar desta resposta: "Não precisa, não. A
senhora já conversou comigo, isso é suficiente!"
Que poder mágico tem o
gesto de falar e ouvir com amor! Alguns anos já se passaram e continuam pedindo
"pão velho" na minha casa... e eu dando "pão novo", mas procurando antes
com partilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e
promovem.
Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de
quem acredita Naquele que disse:
"Eu sou o pão da vida! "Verifique quantas
pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua.
Tem pão velho?


Autor desconhecido


.

Bolinha de papel
.
Quando mais
jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e na menor provocação, explodia magoando meus amigos. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo: Amasse-a! Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha. Agora – voltou a dizer-me, deixe-a como estava antes. É óbvio que não pude deixa-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de dobras. Então, disse-me o professor: O coração das pessoas é como esse papel... a impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados. Assim aprendi a ser mais com preensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas muitas vezes é tarde demais. Alguém disse, certa vez:"Fale quando tuas palavras forem tão suaves como o silêncio".
Autor desconhecido

 
. O GIRASSOL
Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem.
Nossa percepção é seletiva, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de perceber o restante.
Você já reparou como é fácil ficar de baixo astral? Uma conta para pagar...Não ganhar todo o dinheiro de que se precisa... Não ter a aparência que se gostaria de ter... Não ser valorizada no trabalho... Não ter encontrado o sucesso, ou um grande amor ...
É por isso que freqüentemente não nos sentimos bem. Depositamos nossa atenção no que nos falta, no que nos magoa...E ocupamos nossa mente com pensamentos preocupantes sobre o futuro. Enfim, deixamos a nossa mente à deriva, torturada por pensamentos negativos que nos dominam.
Na verdade a maior parte do tempo, estamos lutando com a vida, não aceitando o que ela nos traz...E quando não aceitamos aquilo que é, e nos concentramos no que deveria ser, nos frustramos, sofremos cada vez mais, ao ponto de perdemos o sentido da existência...
É justamente quando estamos frustrados e insatisfeitos, que precisamos lembrar que possuímos uma antena interna - a atenção - capaz de captar o lado bom da vida. Exatamente como na
natureza, faz o girassol.
O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza.
Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso...
Apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os gestos de atenção e delicadeza oferecidos pelos amigos, filhos,
pais, namorados. Apreciar o sorriso luminoso de alguém que você gosta. Apreciar um gesto de gentileza, uma palavra de estímulo do seu colega de trabalho, do seu vizinho... Apreciar todo contato humano que lhe trouxe conforto, novo animo...Apreciar todo apoio que a vida lhe deu, de tantas formas misteriosas, quando precisou... Apreciar e agradecer porque a Vida é Amor, e sempre o protegeu, realizou seus desejos mais profundos, tomou conta de seus interesses e suas verdadeiras necessidades...
Ser aprendiz de girassol, não é fácil!Infelizmente a maioria de nós, não foi preparada pra buscar o lado luz da vida, e vive se debatendo na obscura zona dos condicionamentos sub conscientes e dos pensamentos destrutivos!
Daqui pra frente, quando perceber que está desanimado, revoltado ou deprimido, que possa se lembrar de ser girassol. Selecione o melhor do seu mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que existe nele! Acredite no Poder da Luz para neutralizar qualquer situação adversa e transformar sua Vida em uma verdadeira obra-prima! Assim, começará a reter Força, Vitalidade e Alegria dentro de você. E como o girassol, estará de bem com a grande festa colorida que é a Vida!
Autor desconhecido
 
. A Casa Queimada
Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem que acreditava em Deus, e sabia que Ele o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano.
Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.
Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:
"Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?"
Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:
"Vamos rapaz?"
Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:
"Vamos rapaz, nós viemos te buscar".
"Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?"
"Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante."
Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.


Autor desconhecido.





Seja sempre você
Não espere um sorriso para ser gentil.
Não espere ser amado para amar.
Não espere ficar sósinho para reconhecer o valor de quem está do seu lado.
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante para você.
Não espere a queda para lembrar-se do conselho.
Não espere a enfermidade para reconhecer quão frágil é a vida.
Não espere ter dinheiro aos montes para então contribuir.
Não espere por pessoas perfeitas para então se apaixonar.
Não espere a mágoa para pedir perdão.
Não espere a separação para buscar reconciliação.
Não espere elogios para acreditar em si mesmo.
Não espere a dor para acreditar em oração.
Não espere o dia de sua morte para amar a vida!
Seja sempre você, autêntico e único!

Desconheço o autor.

.
O poder de um sorriso
 
Um sorriso não custa nada, mas cria muitas coisas.
Dura só um momento, mas sua lembrança perdura pela vida a fora.
Não se pode compra-lo, mendingá-lo, pedi-lo emprestado ou rouba-lo.
Não tem utilidade enquanto não é dado.
E por isso se no seu caminho encontrares uma pessoa por demais cansado para lhe dar um sorriso, deixa-lhe o seu, pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais um a oferecer.
Seu sorriso será tão precioso pra está pessoa, que no momento que ela receber ela sentirá a magia da felicidade incendiar o seu viver, e ela de gratidão lhe retornará um belo e meigo sorriso.
Por isso conserve este brilho de alegria no rosto, pois mesmo que você não perceba através de seu sorriso, você transmite para as pessoas que caminham a seu lado forças, alegrias e coragem!
Autor desconhecido




Ser ou Ter
 
Nossa correria diária não nos deixa perceber se oque temos é suficiente para nossa vida.
Nos preocupamos muito em ter: ter isso, ter aquilo, comprar isso ,comprar aquilo.
Os anos vão passando,quando nos damos conta, esquecemos do mais importante que é viver e ser feliz.
Muitas vezes para ser feliz não é preciso ter, o mais importante na vida é ser.
As pessoas precisam parar de correr atrás do ter e começar a correr atrás do ser:
Ser amigo, ser amado, ser gente.
Tenho certeza de que quando somos, ficamos muito mais felizes do que quando temos.
O ser não se acaba e nem se perde com o tempo, mas o ter pode terminar logo.
O ter leva uma vida para se conseguir e o ter muitas vezes conseguimos logo.
O ser é eterno ,o ser é passageiro.
Mesmo que dure por muito tempo, pode não trazer a felicidade.
E é ai que vem o vazio na vida das pessoas.
Por isso, tente sempre ser e não ter.
Assim você sentirá uma felicidade sem preço.
Espero que você deixe de cobrar oque fez e oque não fez nos últimos anos e
que você tente o mais importante:
Ser Feliz!!
Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários