terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Arrependimento

                                                                        



Alguma vez na vida você deve ter ouvido isso:
 "Eu não me arrependo do que fiz. Eu só me arrependo do que eu não fiz"

Arrepender-se é um sinal de maturidade e inteligência dos que fazem questão de aprender com os seus erros e estão dispostos a pagarem o preço para evoluir.

Arrepender-se é resultado de uma auto-análise, seguida de uma conclusão e uma decisão de mudar. Sem arrependimento não há mudança. Aliás, a palavra
arrependimento, tem uma origem morfológica no grego, "μεταμέλεια", que significa mudança de mentalidade. Ou seja, arrependimento é inerente apenas aos que estão dispostos a reverem a sua opinião, visão e comportamento, condição fundamental para evoluir e crescer.

Eu já me arrependi de muitas coisas que fiz, como por exemplo, eu me arrependi de muitas estratégias que tentei implementar, de comportamentos inadequados diante da pressão, de ter investido em pessoas erradas e de muitos negócios que iniciei. Em cada uma dessas experiências eu aprendi, mudei minha visão e me preparei para fazer melhor na próxima vez.

No entanto, quem opta pelo orgulho e não experimenta o arrependimento, entra ano e sai ano, vive batendo cabeça, correndo atrás do próprio rabo, preferindo manter o seu nariz sempre empinado ao invés de aprenderem com as suas experiências negativas, fazendo de conta que elas sequer tenham existido. Um grande desperdício...

PS: Não confunda arrependimento com remorso.       



                 Via geração de valor

                                      
                  

Remorso: Remorso é um sentimento experimentado por quem acredita que desobedeceu alguma coisa... Não é um sinônimo de arrependimento, mas sim uma preparação para o mesmo.
Ou seja, as pessoas que sentem remorso não estão arrependidas, mas com medo de alguma punição...


Arrependimento: Pesar pela falta cometida que leva a uma mudança de atitude para consigo mesmo  e para com a vida em geral.
O arrependimento sincero vem sempre acompanhado do autoperdão e da firme decisão de não errar mais.
                                                   
 
É algo para pensar e repensar...
Já ouvi alguém dizer assim: não precisa sofrer é só se arrepender e seguir enfrente.
Só que não há arrependimento sincero sem sofrimento e sem ação.
O arrependimento sincero nos leva ao  sofrimento pela falta cometida que nos leva a agir.
A mudar de atitude!
Uma vez que todos cometemos erros em maior ou menor grau...seria interessante, uma avaliação diaria, para que possamos endireitar as veredas de nossas vidas, reparar os erros na medida do possivel e traçar metas para o próximo dia.
Não esqueçam a vida é uma escola, estamos em periodo de aprendizado!
              Inisv

                
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários